CALENDÁRIO SONS DA AFRIKA 2021
"O Povo que canta e celebra a Memória de seus Antepassados não morrerá!"
Em parceria com Mo Maie, cocriamos o Calendário Sons de Áfrika 2021. Fui responsável pelo projeto gráfico, diagramação e compartilho as seis ilustrações que fiz.
Em busca das raízes ancestrais da música popular brasileira, propõe nos levar a conhecer um pouco mais sobre 12 instrumentos musicais afrikanos, reconhecendo a importância central da participação de diversos povos do continente mãe na formação da nossa identidade cultural. A circularidade do Tempo acompanha a essência de diversas cosmovisões afrikanas, permeando o imaginário dos seus povos, a realização de ritos e celebrações, assegurando a continuidade da própria Vida.
Em Áfrika, as Culturas se perpetuam através do Magma Vivo da Palavra, do Canto e do Movimento, permanecendo impressas nos Instrumentos Musicais que, ao resguardar antigas histórias e segredos, transmitem Memórias passadas através das gerações, abrindo portais entre o mundo da matéria e as dimensões espirituais, trazendo a Cura e a Restauração social. O retorno às origens é necessário para que possamos seguir adiante. As raízes são os pilares de uma sociedade. Para sermos verdadeiramente um povo e vislumbrar um futuro mais próspero, abundante e consciente, precisamos reconstruir nossos laços com Áfrika.
A proposta de ser utilizado como material complementar no ensino de culturas africanas e afrobrasileiras nas escolas públicas, de acordo com a Lei 10.639/03, que prevê a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Mo Maie é artista e pesquisadora da música do transatlântico afroameríndio, é também construtora de instrumentos musicais afrikanos e experimentais.